O caminho de abordagem até a concretização de uma venda envolve muitos processos, além da comunicação entre vendedor e cliente. No meio de tudo isso, ocorrem outras ações importantes, como a apresentação, a resolução de objeções, o fechamento e a pós-venda.
Ir às ruas e prospectar clientes pode ser mais difícil do que vender dentro da loja, afinal, o consumidor já procura por algo ao entrar em um estabelecimento. Bons vendedores trabalham técnicas de abordagens e argumentações para que o cliente possa identificar a necessidade dos produtos e serviços ofertados.
Confira algumas dicas para que sua equipe de vendas externas seja mais produtiva e eficiente:
1 – Faça Branding
Branding significa “gestão de marca”, ou seja, o conjunto de todas as atividades relacionadas à marca ou produto da sua empresa. Essas ações englobam a criação do logotipo, comunicação, cuidado com imagem e valores transmitidos aos consumidores. No fim das contas, serve para atrair e fidelizar o seu cliente.
2 – Seja Pontual
Administre bem seus horários e o tempo gasto no atendimento a cada consumidor, antecipe sua agenda. Se possível, faça um planejamento de suas vendas e estipule prazos para atender cada cliente. Seja pontual e nunca deixe seu cliente esperando.
3 – Facilite o pagamento
Oferecer variadas formas de pagamentos é um benefício que chama a atenção e traz o cliente para mais próximo da empresa. Boleto bancário, cartões de crédito e débito de diferentes bandeiras, cheques e possibilidade de parcelamento são alguns exemplos.
4 – Estabeleça uma relação de confiança
A prospecção externa é uma tarefa complexa, que exige uma abordagem eficiente e uma comunicação objetiva, aquela que tira todas as dúvidas e explica parte por parte. Na maioria das vezes, os clientes procuram um vendedor amigável e confiável, agregado ao produto ou serviço interessante.
Durante o processo de venda, é importante estabelecer uma relação de equilíbrio, em nível emocional e racional, fazer com que o cliente goste de você e confie em seus argumentos.
5- Use a tecnologia a seu favor
A tecnologia tornou-se uma grande aliada para facilitar ainda mais os negócios e a performance dos vendedores, possibilitando o acesso fácil às informações.
Fazer uso de tablets, smartphones ou aplicativos de vendas é imprescindível para obter sucesso no mercado comercial externo.
6. Capacite-se
Para ajudar você a conquistar mais clientes, preparamos um Curso: Vendas Externas - Da Abordagem ao Relacionamento, que mostrará técnicas para construir um atendimento personalizado e possa aproveitar 100% das oportunidades!